Departamentos

 

 

Liturgia

Espiritualidade da tarde: Oração(ao Espirito Santo e Vocações), leitura do evangelho do domingo e reflexão sobre o mesmo. Fazer de maneira clara, atual e direcionada para as questões do dia a dia do mundo, da Igreja, da família e do CLJ. De preferência sempre fazer algum cartaz ou usar símbolos para ilustrar a reflexão e decorar nossa sala. Esse deve ser um momento tranquilo e de silêncio, para que o grupo compreenda o momento de oração e de escuta da palavra de Deus. Tudo isso deve ser feito com simplicidade. O coord. escolhe quem realizará este momento.

Liturgia da Missa: Comentários e demais leituras. Escolher os leitores dando preferência oas integrantes do próprio dpto. Incentivar os que tenham menos experiencia com público. Realizar os comentários de missa, quando possível ou ajudar o comentarista no que for preciso (questão de cantos da missa, avisos, preces, etc.). Comunicar-se com o padre antes da missa para informar o que será realizado, como forma de evitar imprevistos e desconfortos.

Musicas da Missa: Ajudar o dpto Folclore na escolha das musicas e verificar se as mesmas correspondem com a liturgia da missa.

 

Cultural

Santo do dia: Explicação de forma simples, resumida e direta da vida e obra do santo do dia, para que nos sirva de exemplo. É necessário que esse momento não seja apenas a leitura de um texto, mas sim uma explicação para que todos entendam e não fiquem “chateados”. É fundamental que tirem algum proveito desse momento. 5 minutos são suficientes para isto. 

Jornal: Realizar com certa frequência os “jornais” do CLJ, como forma de evangelização, estudo e entrosamento do nosso grupo. É necessário que todos os integrantes do dpto participem da confecção.

Mural: O CLJ precisa de um mural organizado que contenha avisos, textos importantes, orações, convites, calendário de atividades e demais materiais de importância geral do movimento. O mural é responsabilidade do Cultural.

Folhetos de canto: O cultural é responsável pela conservação dos folhetos, antes e depois da missa, para que não extraviem ou rasguem.

 

Bem estar

Limpeza e organização da sala do CLJ: O Bem estar deve manter a sala e todos os seus objetos limpos e organizados, incluindo a sala do pré. Devem ter cuidado com o armário para que o material guardado não se perca (para fazer isso é necessário falar com a tia).

Atividades fora da igreja: Quando houver atividades fora da igreja o Bem estar deve ajudar na realização e organização.

 

Pré-CLJ

Tarde de Pré-CLJ: Realizar o encontro para todos os membros do Pré-CLJ de maneira acolhedora, criativa, que dê uma mostra do nosso movimento como lugar de fraternidade e encontro com Deus. É necessário que seja um momento descontraído porém com certo conteúdo. Tem que ser divertido mas sem “cair na brincadeira” somente. Temos que manter um bom número de jovens até o retiro CLJ I, preparando-os nos temas básicos do CLJ e da Igreja.

 

Pós CLJ

Tarde de Pós-CLJ: O Pós é responsável por organizar os temas de estudo das tardes, pelo bom funcionamento da mesma, ajudando sempre que necessário o departamento que ministra a tarde. Deve realizar o cronograma de acordo com o tempo liturgico, atividades da paróquia e do CLJ. De preferência sejam os cronogramas realizados de 4 em 4 meses.

 

Folclore 

Animação das tardes: Devem os membros do departamento ajudar no momento de animação da tarde, tocando ou cantando sempre com alegria e disposição. A animação com musicas é a maior característica do CLJ e a vitrine do movimento. Todos os membros do dpto devem ajudar na animação.

Animação das missas: É uma das principais funções do nosso movimento na paróquia, por isso deve ser encarada com muita responsabilidade. Os membros do folclore devem ser pontuais nos ensaios e antes da missa para repassar os cantos. Devem ajudar o coordenador na escolha das musicas. Devem procurar conhecer as musicas do CLJ.

Ensaios de folclore: Serão realizados ensaios, preferencialmente uma vez por semana. O ensaio não depende somente do coordenador, todos devem ajudar-se, principalmente os mais experientes para com os iniciantes. Precisamos de constante ensaio e treinamento. Todos devem comparecer às reuniões.